Análise da obra ‘Ler e escrever na escola’ de Delia Lerner

O livro “Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário”, escrito por Delia Lerner, é uma obra que se tornou referência na área da educação, especialmente no que diz respeito ao ensino da leitura e da escrita nas escolas. Neste artigo, vamos detalhar a visão da obra e explorar as contribuições de Lerner para o campo da educação.

Ler e escrever na escola
Análise da obra 'Ler e escrever na escola' de Delia Lerner 2

Uma visão detalhada da obra ‘Ler e escrever na escola’ de Delia Lerner

“Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário” é uma obra que aborda a complexidade do ensino da leitura e da escrita nas escolas. Lerner defende que a alfabetização não é apenas um processo de aquisição de habilidades técnicas, mas também um processo social e cultural. A autora argumenta que a leitura e a escrita são práticas sociais que devem ser ensinadas de forma contextualizada, considerando a realidade e as experiências dos alunos.

A obra de Lerner também discute a importância do papel do professor no processo de ensino-aprendizagem. A autora argumenta que o professor deve ser um mediador, facilitando a interação dos alunos com os textos e ajudando-os a desenvolver estratégias de leitura e escrita. Além disso, Lerner enfatiza a necessidade de um ensino que valorize a diversidade cultural e linguística dos alunos, respeitando suas diferenças e particularidades.

Explorando as contribuições de Delia Lerner para a educação

As ideias de Delia Lerner tiveram um grande impacto na área da educação, contribuindo para uma mudança de paradigma no ensino da leitura e da escrita. A autora defende uma abordagem mais inclusiva e contextualizada do ensino, que considera as práticas sociais de leitura e escrita e valoriza a diversidade cultural e linguística dos alunos.

A obra de Lerner também contribuiu para uma reflexão sobre o papel do professor no processo de ensino-aprendizagem. A autora argumenta que o professor deve ser um mediador, facilitando a interação dos alunos com os textos e ajudando-os a desenvolver estratégias de leitura e escrita. Esta perspectiva tem influenciado práticas pedagógicas, levando a um ensino mais centrado no aluno e menos focado na transmissão de conhecimentos.


O livro “Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário” de Delia Lerner é uma obra fundamental para quem se interessa pela educação e pelo ensino da leitura e da escrita. As ideias de Lerner têm impactado a educação, contribuindo para uma visão mais inclusiva e contextualizada do ensino e para uma reflexão sobre o papel do professor no processo de ensino-aprendizagem. A obra de Lerner continua a ser relevante e a inspirar educadores em todo o mundo.

Mariana Esgarbi
Mariana Esgarbi

Mariana Esgarbi é professora, graduada em Letras e Pedagogia, com especializações em Alfabetização e Letramento, e Magistério e Práticas Pedagógicas.

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